Piauí inicia formação para implantação da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência
22/08/2024 - 11:27  
  
Twitter 

Nesta quinta (22), aconteceu, de forma virtual, o início do curso de formação "Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência utilizando o Instrumento de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM)". O curso é promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com a parceria da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) no Piauí.

Voltado para profissionais de nível superior da área da saúde, assistência social e educação, o curso busca qualificar esses profissionais para que avaliem, em seus atendimentos, a condição da deficiência sob a perspectiva biopsicossocial, ou seja, considerando as dimensões biológica, psicológica e social dos indivíduos.

Na ocasião, a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, comemorou a realização deste curso que contempla uma das ações do Programa Novo Viver Sem Limite. “Este é um momento histórico no país, pois conseguiremos ampliar o debate e construir políticas públicas mais eficientes para as pessoas com deficiência”, afirma Anna.  

Nos últimos anos, o Piauí tem sido estado-modelo na inclusão de pessoas com deficiência e essa capacitação busca garantir ainda mais direitos para a população, como afirma o secretário Mauro Eduardo: “com essa capacitação, vamos dar direito a quem tem direito, avaliando criteriosamente as condições de cada indivíduo”, destaca o secretário.

O curso ocorrerá durante toda esta semana de forma online e, presencialmente, nos dias 02 e 03 de setembro no auditório do Centro Integrado de Educação Especial (Cies) de Teresina, localizado na Avenida Higino Cunha, S/N – Ilhotas.