Centro de Equoterapia de Teresina
O Centro Estadual de Equoterapia de Teresina, o primeiro do estado, está completando 22 anos de fundação nesta sexta (9). O Centro fica localizado no Regimento de Polícia Montada e funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) e Polícia Militar do Piauí (PM-PI).
A Equoterapia no Piauí iniciou suas atividades em 2002, em Teresina, e posteriormente em Parnaíba. O serviço conta com profissionais de assistência social, fisioterapia, educação física, psicologia e psicopedagogia.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, os Centros de Equoterapia de Teresina e de Parnaíba passaram por reforma recentemente. “A reforma dos Centros permite que os atendimentos sejam expandidos para atender um número maior de pessoas, zerando a fila de espera. É um espaço muito importante que vem reabilitando pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou com autismo há muitos anos”, declara o gestor.
Segundo a Major Sheyla Chaves, chefe do Centro Estadual de Equoterapia do Piauí, em 9 de agosto também é celebrado o Dia Nacional da Equoterapia. “É uma grata satisfação comemorar este dia tão especial. Ressaltamos que é muito gratificante termos a consciência de que o nosso trabalho vem sendo reconhecido pela sociedade piauiense e transformado realidades”, afirma a major.
Equoterapia
O tratamento de Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
Em breve, também será inaugurado um Centro de Equoterapia em Floriano, que está sendo construído no Parque de Exposições do município, espaço cedido pela Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro).