Teresina sedia V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
26/03/2024 - 11:15

Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece durante os dias 25, 26 e 27 de março de 2024, em Teresina. Promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o evento conta com a participação dos delegados eleitos nas Conferências Regionais realizadas em 2023.

O objetivo é elaborar as propostas de trabalho que serão apresentadas na V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai ser realizada em Brasília, de 14 a 17 de julho deste ano, pelos delegados eleitos durante todas as conferências estaduais realizadas no país.

No ano passado, foram realizadas Conferências Regionais nos municípios de São João do Piauí, Luís Correia, Água Branca, Pimenteiras, Jacobina e Corrente, com a participação de cidades de todas as regiões do estado. O tema apresentado durante as conferências em todos os níveis é “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo.”

De acordo com Mauro Eduardo, secretário da Seid e presidente do Conede-PI, estão participando 300 delegados e mais de 200 convidados. “Nós vamos elaborar o nosso relatório final e encaminhar para Brasília, onde vamos defender as nossas propostas. Estamos trabalhando de forma objetiva, para que as nossas sugestões sejam efetivadas e possam melhorar a vida das pessoas com deficiência”, declara o gestor.

A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, que está participando evento, acredita que “É um momento histórico de retomada da participação social em todo o país, e o que a gente quer é que os direitos saiam do papel e se efetivem na vida de cada pessoa com deficiência.”

Programação

A abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), onde também houve a adesão do Piauí ao Plano Nacional Novo Viver sem Limite, com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Nesta terça (26), durante todo o dia, acontecem: leitura, discussão e aprovação do regimento interno; mesa com os eixos temáticos e a divisão dos trabalhos em grupo para a elaboração das propostas.

A programação encerra nesta quarta (27), com a aprovação das propostas e a eleição dos 12 delegados que vão representar o Piauí na Conferência Nacional.