Evento celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down na Seid
21/03/2024 - 13:05  
  
Twitter 

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou, nesta quinta-feira (21), um evento em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa é uma parceria com a Associação Down The Amo e contou com apresentações de dança, homenagens e o lançamento do livro didático “Leno, o triângulo de bermuda”, da autora Célia Revilândia Seabra, que aborda a aceitação e o respeito às diferenças. O evento faz parte da campanha “Chega de Estereótipos”, promovida pela entidade.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o objetivo do Governo do Estado é criar políticas públicas para que todos sejam incluídos. “Hoje aqui nessa data especial, que serve de reflexão, estamos homenageando as pessoas com síndrome de down. Nós precisamos mostrar para a sociedade que essas pessoas precisam ser respeitadas e incluídas”, destaca o gestor.

Em todo o mundo, o dia 21 de março tem como objetivo celebrar a vida das pessoas com síndrome de down e promover a conscientização tanto das famílias quanto da sociedade em geral. Essa data também ressalta a importância de garantir que as pessoas com essa condição tenham acesso aos recursos e apoios necessários para seu desenvolvimento e inclusão plena na sociedade.

Elisangela Sales, diretora da Down The Amo, disse que “é muito importante o engajamento de todos para podermos levar essas informações sobre a síndrome de down para população. A síndrome de down não é uma doença, e cada um tem a sua particularidade, então o que eles precisam é de oportunidades.”

Sobre o livro

O livro “Leno, o triângulo de bermuda” tem o objetivo de discutir sobre a diversidade por meio de uma abordagem didática. O livro conta a história de Leno, um triângulo Escaleno, e os seus dois irmãos Iso (Isósceles) e Kiki (Equilátero), que juntos trilham uma jornada de descobrimento, respeito às diferenças e apoio familiar.