Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba passa a atender quatro tipos de deficiência
15/03/2024 - 10:52  
  
Twitter 

Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba
O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Parnaíba, implantado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi), vai começar a realizar atendimentos nas modalidades de reabilitação: auditiva, física, visual, intelectual e Transtorno do Espectro do Autista (TEA).

O CER IV de Parnaíba foi inaugurado em 2020, inicialmente realizando atendimentos de Reabilitação Pós-Covid. Agora, o Centro vai expandir os cuidados em saúde, especialmente dos processos de reabilitação física, intelectual, auditiva, visual e TEA.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressalta a impôrtancia do CER IV para a região da Planície Litorânea. "A partir de agora, o Centro vai atender a todas as deficiência. É mais um sonho realizado, porque as pessoas com deficiência da Planície Litorânea terão um atendimento especializado, um atendimento de reabilitação que possa atender a todos. Nosso objetivo é descentralizar os serviços que são direcionado às pessoas com deficiência para que essas pessoas possam ter esses serviços mais próximos das suas residências, proporcionando mais conforto e comodidade."

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira destinou emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil para a compra de novos equipamentos para o local, que vão reforçar e prestar mais serviços de cuidados e tratamentos para as pessoas com deficiência da região.

Oficina ortopédica

A oficina ortopédica constitui-se em serviço de dispensação, confecção, adaptação, de manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) e deverá ser implantada conforme previsto no Plano de Ação Regional. A oficina do CER IV já está sendo construída, e terá a capacidade de realizar, pelo menos, 200 atendimentos por dia, beneficiando a população da região norte do estado.