Governador assina ordem de serviço para a construção do Centro de Autismo em Teresina
08/02/2024 - 13:53

Assinatura da ordem de serviço do Centro de Autismo

O governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e com o secretário da Saúde, Antônio Luiz, assinou, nesta quinta-feira (8), a ordem de serviço que dará início às obras de construção do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (CETEA-PI).

O Centro é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi). O CETEA-PI vai reunir, em um complexo integrado, os atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros profissionais.

Na ocasião, o governador disse que é um momento muito especial para todo o Piauí. “Já havíamos anunciado que o Centro vai funcionar no antigo Centro de Perinatologia, dentro do complexo da antiga Maternidade Evangelina Rosa, e agora estamos dando início à esse que é um compromisso do nosso plano de governo”, declarou.

O objetivo é oferecer um lugar específico no estado onde pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias possam ter um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias, independente de faixa etária, contemplando suas especificidades.

De acordo com Mauro Eduardo, é um momento histórico para o Piauí, “pois esse vai ser um Centro completo, onde nós vamos ter toda uma equipe multidisciplinar que vai dar um atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência, em especial às pessoas com autismo.”

Os recursos financeiros para a implantação do Centro são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual, totalizando R$ 5 milhões.

O CETEA-PI irá funcionar na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (CEIR) e do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), que integram a Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, facilitando assim, o acesso e atendimento do público-alvo.