Serviço Odontológico do HPM realiza atendimentos coletivos mensalmente
09/12/2023 - 11:24  
  
Twitter 

Serviço odontológico do HPM

O Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo realiza, neste sábado (9), durante todo o dia, atendimentos coletivos no Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM), em Teresina. O objetivo é zerar a fila de espera para tratamento odontológico, em âmbito terciário, às pessoas que necessitam de atendimento com sedação ou anestesia geral.

De acordo com a tenente-coronel Amparo Veloso, diretora do Serviço Odontológico do HPM, “hoje vamos atender oito pacientes e temos uma média de quatro por semana, agendados ao longo do mês. Estamos fazendo esses atendimentos coletivos mensalmente, junto com os atendimentos de rotina, porque o perfil dos nossos pacientes pede que seja necessário evitar grandes trasntornos ou grandes esperas”.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, disse que essa é a segunda ação do ano nesse formato. “Hoje estamos dando seguimento a esse projeto importante, com o objetivo de atender todas as pessoas com deficiência intelectual e autismo que necessitam desse tipo de serviço. Sabemos que essas pessoas precisam desse tratamento especializado.”

O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Saúde (Sesapi) e do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM).

O serviço

O Centro de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo funciona no Hospital da Polícia Militar do Piauí, localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1750, Bairro Ilhotas. O atendimento ocorre nas segundas, terças e quartas-feiras, na parte da manhã, com seis vagas por dia. O agendamento pode ser feito pelos telefones (86) 3216-1528 / (86) 3216-1529, ou pessoalmente no HPM.

Atendimento

A primeira avaliação deve ocorrer no Centro Especializado em Odontologia (CEO) do município (ou região) onde o paciente reside, ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), através de triagem. Após o atendimento no CEO, se necessário, o paciente será encaminhado para fazer o agendamento do procedimento odontológico no Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo do HPM.