Programa Passo à Frente entrega cerca de dois mil equipamentos no Território Serra da Capivara
08/12/2023 - 11:41

Passo à Frente em São Raimundo Nonato

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Associação Reabilitar, e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou a entrega de 1.967 equipamentos auxiliares de locomoção para a população de 18 municípios do Território Serra da Capivara.

A ação, que aconteceu durante toda a semana, e tem a ultima etapa finalizada nesta sexta (8), faz parte do Programa Passo à Frente, que vem distribuindo órteses, próteses, andadores, muletas e cadeiras de rodas em todas as regiões do estado, de forma itinerante.

Na terça (5), a entrega aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí, contemplando os municípios de Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio, João Costa, Lagoa do Barro e Pedro Laurentino. Já na quinta (7) e sexta (8), a entrega está sendo feita no município de São Raimundo Nonato, beneficiando também a população de Anísio de Abreu, Bonfim, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas, Jurema, São Braz, São Lourenço e Várzea Branca.

Na ocasião, o secretário da Seid, Mauro Eduardo, anunciou a construção de um Centro Especializado em Reabilitação em São Raimundo Nonato. De acordo com o gestor, o projeto de execução já está pronto e os recursos assegurados, com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2024. “Essa ação aqui hoje visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dessa região, pois descentraliza os serviços, sem precisar de deslocamento até Teresina para poder ter acesso a esses equipamentos”, declara Mauro Eduardo.

A solicitação dos equipamentos é realizada através das secretarias municipais de saúde contempladas com as ações do Programa Passo à Frente. Os processos gerados durante esses atendimentos são enviados para Teresina, onde os produtos são confeccionados ou concedidos pela Oficina Ortopédica do Ceir.

Todos os itens entregues pela Sesapi são fabricados sob medida e disponibilizado nas cidades polos dos territórios de saúde para facilitar o acesso da população ao serviço.