Primeira etapa do curso Entenda Minhas Mãos capacitou 46 servidores estaduais em Libras
06/12/2023 - 12:33  
  
Twitter 

Conclusão da primeira etapa do Entenda Minhas Mãos

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Escola de Governo, realizaram, nesta quarta (6), o encerramento da primeira etapa do curso Entenda Minhas Mãos, projeto que vem capacitando servidores estaduais em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo do projeto é ensinar Libras os servidores do estado, preferencialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos.

A etapa inicial teve início com a oferta de três turmas do  curso de Libras, capacitando 46 servidores de diversos órgãos estaduais. A capacitação teve carga horária de 120 horas, sendo 60 horas de teoria e 60 horas de atividades práticas presenciais ou remotas.

Renata Couto, uma das professoras, disse que hoje foi concluído o curso básico, mas que haverá continuidade com o nível intermediário em 2024. “Foi maravilhosa a oportunidade de poder repassar meus conhecimentos e experiência, de ver que os alunos apresentaram um bom desempenho e se sentiram motivados a continuar. Porém é muito importante frisar que o curso não os qualifica como intérpretes, somente a ter um primeiro contato com os surdos ao chegarem aos seus ambientes de trabalho.”