Comunidade Várzea Queimada, de Jaicós, lança dicionário da língua de sinais criada pela população
06/12/2023 - 09:40  
  
Twitter 

Lançamento do livro "Cena", em Várzea Queimada

Na comunidade Várzea Queimada, localizada no município de Jaicós, com aproximadamente 900 habitantes, uma em cada vinte e cinco crianças nascem com surdez. Diante desse cenário, a população local criou a própria língua de sinais para facilitar a comunicação entre os habitantes.

Na noite desta terça (5), foi lançado, em Várzea Queimada, o livro “Cena”, um dicionário que conta com interpretações em português, inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresentando para todo o mundo a linguagem usada pela população com surdez da região.

A produção do livro contou com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e da Coordenadoria de Comunicação (Ccom), responsável pela impressão dos dicionários.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, participou do lançamento do livro e, na ocasião, disse que o governo estadual vai continuar apoiando a ação. “Sabemos da importância desse dicionário para a comunidade surda. Então, em nome do governador Rafael Fonteles, seguiremos dando total apoio a esse projeto.”

O material conta com pesquisadores do Piauí, de Londres e do Rio de Janeiro, e foi distribuído gratuitamente para a população de Várzea Queimada, além de ser disponibilizado de forma online em breve.