Carteirinhas dos Passes Livres já podem ser emitidas de forma digital
26/09/2023 - 12:38

As carteirinhas dos Passes Livres Intermunicipal e Cultura agora podem ser solicitadas e emitidas de forma virtual, através do Gov.pi Cidadão. A nova plataforma do Governo do Piauí permite o acesso a vários serviços públicos estaduais de forma digital.

Dentro do sistema, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) já está emitindo os benefícios para usuários da capital e dos municípios do interior, onde a população pode acessar o site, ou baixar o app Gov.pi Cidadão nas lojas de aplicativos do Google Play ou Apple Store.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o órgão está aderindo ao programa de transformação digital, determinado pelo governador Rafael Fonteles. “A implantação dessas carteirinhas digitais vai facilitar o acesso das pessoas com deficiência a esses benefícios. Agora todo o processo pode ser feito de casa, sem necessidade de deslocamento, proporcionando uma maior conforto e rapidez”, declara o gestor.

A plataforma foi desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e tem o objetivo de tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil, onde os serviços podem ser acessados no tablet, no celular ou no computador, de forma fácil, ágil e segura.

Passe Livre Intermunicipal

O Passe Livre Intermunicipal é um benefício que garante que as pessoas com deficiência no Piauí, cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo, tenham o direito de ir e vir em todo o território estadual com a gratuidade da passagem em ônibus intermunicipais.

Como solicitar o Passe Livre Intermunicipal Digital

- Baixe o aplicativo Gov.pi Cidadão ou entre no site: pidigital.pi.gov.br;

- Faça o login com os dados do beneficiário por meio do ID Piauí ou Gov.br;

- Clique em “Serviços” na aba inferior da tela;

- Selecione o órgão “SEID-PI” e clique em “Obter Passe Livre Intermunicipal”;

- Clique em “Acessar o serviço digital”;

- Preencha corretamente os dados do beneficiário na primeira etapa e clique em “Próximo”;

- Preencha corretamente os dados de endereço na segunda etapa e clique em “Próximo”;

- Na terceira etapa, anexe os documentos escaneados em PDF:

1. Foto 3x4;

2. RG e CPF do beneficiário (caso não possua, apresentar Certidão de Nascimento);

3. Se for menor, apresentar certidão de nascimento do beneficiário e documentos do responsável;

4. Em caso de curatela ou tutela apresentar também documentos que comprovem;

5. Comprovante de residência atual;

6. Comprovante de renda de todos que trabalham na família (não possuindo, apresentar declaração do Serviço Social do município);

7. Passe-Livre Municipal (se for beneficiário);

8. Laudo médico com o CID 10 da deficiência e indicação da necessidade de acompanhante;

9. Apresentar documento de identificação do acompanhante, se necessário;

10. Caso seja usuário do BPC, apresentar do comprovante do último saque.

- Finalize a operação e aguarde, seu processo será analisado no prazo de 90 dias.

Importante: os documentos anexados devem estar legíveis e compatíveis com os dados preenchidos no sistema.

Passe Livre Cultura

O Passe Livre Cultura garante o acesso e a gratuidade de entrada livre de pessoas com deficiência, cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo, nos estabelecimentos de entretenimento no estado, como cinemas, teatros, casas de espetáculos, estádios, ginásios esportivos e nos locais similares que tenham apresentações de eventos culturais, de lazer e esportivos.

Como solicitar o Passe Livre Cultura Digital

- Baixe o aplicativo Gov.pi Cidadão ou entre no site: pidigital.pi.gov.br;

- Faça o login com os dados do beneficiário por meio do ID Piauí ou Gov.br;

- Clique em “Serviços” na aba inferior da tela;

- Selecione o órgão “SEID-PI” e clique em “Obter Passe Livre Cultura”;

- Clique em “Acessar o serviço digital”;

- Na terceira etapa, anexe os documentos escaneados em PDF:

1. Laudo Médico com descrição da deficiência e informando se é necessário acompanhante;

3. Comprovante de renda familiar;

4. Foto 3x4;

5. Comprovante de endereço atualizado.