São João do Piauí recebe Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
22/09/2023 - 12:41

Conferência do Território Serra da Capivara
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) de São João do Piauí, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e com a Prefeitura Municipal de São João do Piauí, realizaram, nesta sexta-feira (22), a V Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Território Serra da Capivara.

O evento iniciou com a cerimônia de abertura, apresentação artística e, em seguida, foram promovidas palestras que apresentaram o cenário atual das políticas públicas para pessoas com deficiência.

A conferência conta com a participação de representantes de mais de 20 municípios da região, e é a primeira conferência do ano de 2023. O objetivo é elaborar propostas de trabalho que serão apresentadas na Conferência Estadual pelos delegados que forem eleitos durante as conferências regionais.

A ação realizada em São João apresenta o tema das conferências deste ano: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. Dentro deste tema,  são debatidos cinco eixos temáticos que abordam políticas públicas para pessoas com deficiência.

O presidente do Conede- PI e secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, falou durante o evento sobre a importância das conferências. “As conferências são um momento importante, onde nós temos a oportunidade de ouvir as pessoas com deficiência dizerem para os gestores, seja ele municipal, estadual ou federal, o que é melhor para elas, o que está faltando no município delas. O que nós precisamos melhorar na área da saúde, na área da educação, na área da acessibilidade, na área da assistência social”, declara.

A programação segue na parte da tarde com o levantamento das propostas dos grupos de trabalho e a eleição de delegados para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Teresina.