Seid entrega van adaptada para Castelo do Piauí
13/09/2023 - 15:37  
  
Twitter 

Van adaptada melhora a vida de pessoas com deficiência
Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castelo do Piauí recebeu uma van adaptada (modelo Renault Master L2H2). O veículo foi adquirido pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), por meio do projeto Mobilidade Sem Barreiras, através de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressaltou a importância do transporte adaptado para garantir o ir e vir das pessoas com deficiência. “Se nós não tivermos um transporte de qualidade, um transporte acessível que possa garantir o ir e vir das pessoas com deficiência, essas pessoas não terão acesso às políticas públicas de saúde, de educação, de esporte, de lazer, e essa van que entregamos aqui, vai fazer com que nós, pessoas com deficiência, tenhamos realmente o nosso direito de ir e vir garantid”, declarou o gestor.

O veículo entregue vai beneficiar as pessoas com deficiência da região, como é o caso da Alice, cadeirante, que relata algumas dificuldades enfrentadas pela falta de transporte adaptado. “Isso é importante, porque nós temos muitas necessidades. Nós temos limitações para andar em outros carros e com esse veículo, com certeza, eu creio que irá melhorar a nossa vida. Eu mesma viajo levando a cadeira na gaveta do ônibus quando necessito, eu penso que vai dar uma melhorada”, disse.

Na oportunidade, também aconteceu a inauguração da reforma do CETI Cônego Cardoso, que conta com uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde são atendidos 10 alunos com deficiência.

A nova estrutura irá proporcionar um ensino mais inclusivo aos jovens matriculados na instituição. As solenidades acontecem em comemoração aos 261 anos de emancipação política do município.