Nova diretoria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é empossada
04/09/2023 - 13:30  
  
Twitter 

Posse diretoria Conede-PI 2023-2025

Aconteceu nesta segunda-feira (04), no auditório da Secretaria para Inclusão da pessoa com Deficiência (Seid), a posse da nova diretoria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), biênio 2023-2025. O Conede-PI é um órgão deliberativo paritário, de caráter permanente, que integra a estrutura básica da Seid.

Apenas uma chapa foi apresentada para a eleição, sendo eleita por aclamação. A nova diretoria empossada na manhã de hoje é composta pelo presidente Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência; pela vice-presidente Helena Lima, representante da Associação de Amigos dos Autista do Piauí (AMA-PI); pela primeira secretária Amparo Sousa, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT); e pelo segundo secretário Frederico Diniz, representante da Associação das Pessoas com Deficiência de Paulistana e Região (ADP).

Presidente do Conede-PI pela segunda vez, Mauro Eduardo destacou a importância do trabalho em equipe dentro do Conselho: “Não serei presidente sozinho, depende de todos nós, juntos, desenvolvermos um ótimo trabalho dentro do Conselho em prol das pessoas com deficiência. Então é com essa união de esforços que vamos fazer a diferença”, destaca.

O Conede-PI visa a promoção e a divulgação dos estudos técnicos na administração pública estadual, fazendo campanhas de prevenção, sensibilização e conscientização em parceria com órgãos da sociedade civil e poder público, visa também prestar apoio, orientação, estímulo, acompanhamento e fiscalização quanto a criação de Conselhos Municipais. Além de receber e encaminhar aos órgãos competentes, petições, denúncias e reclamações formuladas por qualquer pessoa ou entidade, quando ocorrer ameaça ou violação dos direitos da pessoa com deficiência, exigindo a adoção de medidas efetivas de proteção e reparação.