Governo lança programa de capacitação em Libras para servidores do estado
04/08/2023 - 10:22  
  
Twitter 

Lançamento do Entenda minhas Mãos
Para uma administração mais inclusiva, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (4), o Programa “Entenda minhas Mãos”. Trata-se de um projeto que vai capacitar em Língua Brasileira de Sinais (Libras) os servidores estaduais, preferencialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos. Essa iniciativa é uma parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O programa tem início com a oferta do curso de libras para pelo menos dois servidores de cada secretaria estadual, que será ofertado Uespi. A capacitação tem carga horária de 120 horas, sendo 60 horas de teoria e 60 horas de atividades práticas presenciais ou remotas. A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Seid onde foi assinado o termo de parceria para a execução do projeto e contou com a presença do Secretário da Sead, Samuel Nascimento; da Seid, Mauro Eduardo; reitor da Uespi, Evandro Alberto; presidente da Alepi, Franzé Silva; diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto e representando a Defensoria Pública, a Subdefensora Pública, Verônica Acioly.

De acordo com Carlos Alberto, diretor da Escola de Governo da Sead, o curso será ministrado por uma professora e haverá convite para intérpretes de Libras e de surdos para atividade de prática, corrigindo possíveis erros e ampliando o conhecimento dos participantes. “A Escola de Governo vai ficar responsável pela capacitação e a ideia é que seja um treinamento constante e, com isso, cada vez mais servidores estejam preparados para uma comunicação mais inclusiva”, destacou.

O curso está previsto para iniciar neste mês e a vai contribuir para eliminar as barreiras comunicacionais e viabilizar o acesso à informação e ao atendimento eficiente a todas as pessoas. “Nosso principal intuito com isso é capacitar servidores para comunicação, atendimento e inclusão de pessoas surdas nas diversas repartições, setores e instituições do Estado do Piauí. Nos preocupamos em colocar o cidadão sempre no centro de suas ações e a pessoa com deficiência precisa de um acesso diferenciado quando chega para um atendimento nos órgãos públicos e é isso que vamos providenciar, capacitando nossos servidores e contribuindo para que haja inclusão na administração pública. Queremos transformar essa iniciativa numa política de estado”, explicou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a iniciativa é uma forma de eliminar as barreiras comunicacionais viabilizando o acesso à informação e ao atendimento a todas as pessoas. “É um projeto importante, pois a Libras é a segunda língua oficial do Brasil. Esperamos que no final do curso, os servidores que participarem das atividades tenham conhecimentos e condições linguísticas para se comunicar com surdos, mesmo que no nível básico”, finalizou Mauro.

Ainda segundo Mauro Eduardo, futuramente o programa deve capacitar também os servidores da rede pública de saúde. “Imagina um surdo chegar em um hospital, por exemplo, e não ter um profissional que saiba Libras para pode se comunicar, ele não vai ser atendido da forma correta. Então, nosso objetivo é também capacitar esses profissionais de saúde para que possam fazer esse acompanhamento adequado”, disse o gestor.


Ascom Sead e Seid