Governador inaugura reforma do Centro Estadual de Equoterapia de Teresina
02/08/2023 - 12:47  
  
Twitter 

Centro de Equoterapia de Parnaíba

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quarta-feira (02), a reforma e ampliação do Centro Estadual de Equoterapia de Teresina. O Centro, que fica localizado no Regimento de Polícia Montada, funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) e Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

A ação visa contribuir com o fortalecimento das ações desenvolvidas pela instituição em prol das pessoas com deficiência atendidas no local e suas famílias, melhorando as condições dos serviços de reabilitação oferecidos pela Equoterapia.

Rafael Fonteles afirmou que o Centro vai ampliar o atendimento para os três turnos. “O objetivo da gente é tornar o Piauí um lugar cada vez mais inclusivo”, disse o gestor, lembrando que espaço é mais um exemplo de como o Piauí é referência nacional no tratamento das pessoas com deficiência. “Isso é mérito do ex-governador Wellington Dias e da ex-deputada federal Rejane Dias, que abraçaram essa causa. E a gente tem dado continuidade a essa política”, disse o governador.

As obras foram executadas com o objetivo de promover uma melhoria significativa na infraestrutura do Centro, proporcionando a expansão da atividade terapêutica na capital piauiense. O valor total do investimento é de R$ 642.352,28, recursos do Tesouro Estadual.

Os espaços contemplados com a reforma são: área coberta; área pavimentada; selaria; montaria; entrada; coordenação; supervisão; recepção; depósito da cavalaria; salas de atendimento; sala de reunião; banheiros adaptados e área de circulação, além de novos equipamentos, mobília e comunicação visual.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a reforma e ampliação do Centro vai permitir que os atendimentos sejam expandidos para atender um número maior de pessoas, zerando a fila de espera. “Esse é um espaço muito importante que vem reabilitando pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou com autismo há muitos anos. Agora estamos entregando essa reforma para a população, onde tenho certeza de que vai melhorar ainda mais os atendimentos, a estrutura e as condições dos profissionais que trabalham no local”, declara o gestor.

Centro Estadual de Equoterapia de Teresina

O tratamento de Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

A Equoterapia no Piauí iniciou suas atividades em 2002, em Teresina, e posteriormente em Parnaíba. O Centro atende, atualmente, 81 pessoas, nos turnos manhã e tarde, e conta com profissionais de assistência social, fisioterapia, educação física, psicologia e psicopedagogia.