Piauí participa da elaboração do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
27/07/2023 - 12:37  
  
Twitter 

Piauí participa da elaboração do Plano Viver sem Limite 2

Nesta quinta-feira (27), Teresina recebe, durante todo o dia, o diálogo transversal sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a oficina participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência.


A abertura do evento aconteceu nesta manhã, no Hotel Blue Tree Towers, com a presença de diversas autoridades do poder público, entidades de atendimento às pessoas com deficiência e profissionais da área.


O diálogo transversal ocorreu no turno da manhã e o objetivo foi debater ideias para a construção coletiva e participativa da população para a elaboração do Plano. O Viver sem Limite 2 visa promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias.


O plano é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e no Piauí conta com a parceria da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).


O secretário da Seid, Mauro Eduardo, relembrou os avanços conquistados através da primeira versão do Plano Viver sem Limite e falou sobre as expectativas para a elaboração do novo plano. “A gente vê a importância do plano coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos, mas que engloba outros 11 ministérios. Eu tenho certeza que o Plano Viver sem Limite 2 também trará grandes ações que possam melhorar a vida das pessoas com deficiência na área da educação, acessibilidade, assistência social, saúde, ou seja, será uma união de esforços de todos os ministérios e o Estado do Piauí também estará presente na construção deste plano”, declata.


De acordo com o coordenador geral do Viver sem Limite 2, Antônio José do Nascimento, o Governo Federal determinou a elaboração do Plano em maio deste ano, com o prazo de 120 dias para envio das propostas para a Casa Civil. “Estamos percorrendo todo o país através de uma consulta pública participativa, que também é feita de forma online, onde estamos realizando esses diálogos com o objetivo de colher as sugestões de pessoas com deficiência e de profissionais e entidades que atuam nesta área”, relata.


A programação segue no turno da tarde, com a Oficina Participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. Essa oficina tem como objetivo disseminar informações, com intuito de traduzir e construir conhecimentos de forma interativa de pessoas com deficiência, suas representações, gestores e sociedade civil, sobre o processo de regulamentação e a proposta de implementação do sistema.