Serviço Público passa por transformação
30/10/2006 - 00:10:54

Francisca Josefa

por Elza Muniz

Ao longo da história, o serviço público foi tratado como sinônimo de ineficiência e marasmo. Identificar-se como servidor público estadual era mais motivo de estabilidade econômica que de satisfação pessoal, motivação profissional ou de know how em determinada área. Mudar essa imagem e valorizar os oitenta mil servidores com um plano de carreira foi um dos desafios traçados pela Secretaria de Administração do Piauí.

O primeiro passo dado foi a priorização do concurso como forma de ingresso no serviço público. Também foi implantado o Plano de Cargos, Carreira e Salários que hoje contempla todas as categorias. “Para mim, conquistar uma vaga no mercado logo após ter concluído meu curso foi uma das maiores conquistas profissionais. A abertura de novas vagas tem motivado jovens a estudar e investir em uma profissão”, disse o jovem Marcelo Leal, aprovado para o cargo de administrador hospitalar, no último concurso realizado pela Secretaria de Saúde.

Para muitos servidores, deixar a iniciativa privada pelo setor público é bem mais que a garantia da estabilidade financeira, mas também a promessa de realização profissional. “Sempre tive medo de me deparar com um clima apático e desmotivante no serviço público, mas fiquei feliz ao assumir o concurso que fiz na Ceid e ver que a realidade era outra”, disse o recém-empossado Robson Costa, jornalista concursado para a Ceid, referindo-se ao órgão em que trabalha.

A valorização do servidor público é um dos focos da Escola de Governo. Criada em 2003, ela está presente em 12 municípios e já qualificou 10 mil servidores em várias regiões do Estado. Isso mostra que o Piauí passa por uma mudança de visão na administração pública especialmente no quesito recursos humanos. O Piauí é um dos 18 estados onde existe escola de governo.

Com a palavra os servidores!

José Alves, seu Fotoquinha

Funcionário público há mais de 44 anos, e com tempo de sobra para se aposentar, o fotógrafo José Alves, conhecido como ‘Fotoquinha’, optou por continuar trabalhando até que fosse aprovado o Plano de Cargos de sua categoria. ‘’Após esse Plano, dei entrada na aposentadoria. Antes, meu vencimento no contracheque sem a gratificação era R$ 24; após o Plano passou para R$ 456”, disse Fotoquinha, que começou a trabalhar no Estado durante o governo Petrônio Portela, no antigo Departamento Estadual de Estatística, que na década de 70 passou a se chamar Fundação Cepro.

Segundo ‘Fotoquinha’, o Plano representa a garantia de uma aposentadoria digna. Incentiva, também, os recém-empossados servidores, como a jovem Francisca Josefa da Silva, aprovada este ano para agente operacional de serviços da Ceid. “Quero crescer como funcionária”, disse ela que é deficiente visual e faz o segundo ano do ensino médio e sonha em fazer vestibular para Psicologia.

“A carreira é muito importante para a valorização do servidor e como estímulo ao exercício do seu serviço”, disse a diretora da Escola de Governo, Rosário Bezerra. Segundo ela, o conjunto dessas ações culmina com o incentivo para que o servidor se capacite e adquira mais conhecimento dentro da área em que atua.

Além da garantia na progressão da carreira, a Escola de Governo desenvolve outras ações, como cursos de qualificação, criação de um clube do servidor, a promoção do festival do servidor público e outras iniciativas que buscam valorizar os recursos humanos de uma empresa. “O festival é importante para promover a integração dos servidores e revelar talentos”, disse a servidora Renèe Marie que participa da quarta edição do festival do servidor.

Servidor valorizado - serviço de qualidade

A Escola de Governo oferece capacitação nas áreas de administração, planejamento e fazendária que são as principais áreas de uma administração pública. Além dos programas de capacitação, o servidor hoje conta com o programa de elevação da escolaridade, que contempla os servidores que por algum motivo deixaram de estudar, ou que só fizeram até o primário ou o ginásio.

O foco desse trabalho é a valorização do servidor e a melhoria na qualidade da prestação de serviços. “Para isso nós oferecemos cursos de elaboração de projetos, de lei de responsabilidade fiscal, de licitação, de conciliação bancária, de como tratar convênios de projetos na área meio, além de cursos de qualidade no atendimento, porque o Estado é o responsável pela execução das políticas sociais”, afirmou Rosário Bezerra.

Até o momento, a Escola já capacitou mais de 10 mil servidores da capital e do interior do Estado. “Sabemos que o universo é muito maior, mas nossa meta era atingir 1% do total de servidores e isso nós atingimos”, disse a diretora da Escola de Governo.

Os cursinhos populares são outra ação de valorização do servidor público que quer ter acesso ao ensino superior. Trata-se de um projeto realizado pela Secretaria de Educação que contempla servidores que desejam prestar vestibular para ter uma graduação superior.

Projetos desenvolvidos pela Escola de Governo

1. Cursinhos Populares