Governo do Estado vai lançar programa de inclusão para pessoas com surdez
09/05/2023 - 15:09  
  
Twitter 

Projeto vai capacitar servidores em libras
Para qualificar servidores no aprendizado de libras, a Secretaria da Administração (Sead) em parceria com a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), está elaborando o projeto “Ouça minhas mãos”, que objetiva melhorar a comunicação com a comunidade surda nos órgãos estaduais.

Será assinado um termo de cooperação técnica entre os órgãos para a execução do projeto. Os detalhes foram definidos em reunião nesta terça (9) onde ficou definido que o projeto será lançado no dia 5 de junho. 

O “Ouça minhas mãos” vai capacitar, pelo menos, dois servidores de cada órgão estadual na língua de sinais para o atendimento de pessoas surdas que procuram as secretarias. A Escola de Governo vai ficar responsável pela capacitação, que vai acontecer de forma híbrida, sendo uma parte ministrada por meio de material com vídeos e apostilas e encontros presenciais para a atividade de prática, corrigindo possíveis erros e ampliando o conhecimento dos cursistas. 

“A administração pública se preocupa em colocar o cidadão sempre no centro de suas ações e o cidadão com deficiência precisa de um acesso diferenciado quando chega para um atendimento nos órgãos públicos e é isso que vamos providenciar, capacitando nossos servidores e contribuindo para que haja inclusão na administração pública”, explicou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a iniciativa é uma forma de eliminar as barreiras comunicacionais viabilizando o acesso à informação e ao atendimento a todas as pessoas. “É um projeto importante pois a libras é a segunda língua oficial do Brasil. Esperamos que no final do curso, os servidores que participarem das atividades tenham conhecimentos e condições linguísticas de se comunicarem com surdos, mesmo que em nível básico”, finalizou.

Ascom Sead