Governo lança Plano para Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí
20/04/2023 - 17:33

Lançamento PITEA

O Plano para Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (PITEA) foi lançado nesta quinta-feira (20), no palácio de Karnak. O evento foi promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O Plano foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Na oportunidade, também foi apresentado o projeto do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CETEA-PI), bem como a entrega de dois veículos: um para a frota da Seid, outro para a Associação Movimento Mais Amor da Grande Teresina – AMMATE. Além disso, foi realizada ainda a doação de equipamentos de informática para doze entidades que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Piauí, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Franzé Silva.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, “O Piauí já é referência na promoção de política do direito das pessoas com deficiência. É um trabalho que já vem sendo feito pelo secretário Mauro Eduardo, pela ex-secretária e ex-deputada [federal] Rejane Dias junto com o ex-governador Wellington Dias, que abraçaram a causa e nós continuamos com essa missão e trabalho para ampliar e fortalecer as políticas públicas para atender com mais eficiência essas pessoas”, disse o governador.

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o plano visa uma ação integrada entre administração pública, os municípios, os conselhos estaduais e municipais de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e as entidades que atendem as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O objetivo desse plano é fazer, de forma conjunta, a política de saúde, educação e assistência social, e que elas possam chegar àquelas pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista. Com isso, o Governo do Estado mais uma vez sai à frente, fazendo com que as pessoas com TEA possam ter a sua qualidade de vida melhorada e possam ter os seus direitos assegurados”, afirma Mauro.

O objetivo do PITEA é garantir e promover a articulação e ampliação dos serviços de atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando o desenvolvimento pessoal, a inclusão social, cidadania e o apoio às suas famílias no âmbito do Estado do Piauí. O Plano será executado através de ações articuladas do Estado, dos municípios, dos Conselhos Estadual e Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência e de órgãos e entidades que atendem pessoas com deficiência no Piauí.

CETEA-PI

O Governo do Piauí, por meio Seid e Sesapi, implantará o Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí, que objetiva reunir, em um complexo integrado, os atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros, onde pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias possam ter um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias, independente de faixa etária, contemplando suas especificidades.

Os recursos financeiros para a implantação do Centro são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual, totalizando R$ 5 milhões.

O CETEA-PI irá funcionar na Av. Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (CEIR) e do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), que integram a Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, facilitando assim, o acesso e atendimento do público-alvo.