Queimada Nova trabalha pela inclusão de PCD
18/06/2006 - 00:09:29

Caminhada em Queimada Nova

Por Elza Muniz
O município de Queimada Nova promoveu neste final de semana o I Ciclo de Palestras para inclusão da pessoa com deficiência, uma espécie de fórum promovido em parceria com a Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), para inclusão da pessoa com deficiência no município, que inclui capacitação na área de acessibilidade, curso sobre prevenção de deficiências e elaboração de projetos que beneficiem as pessoas com deficiência. Hoje, segundo o IBGE o município tem 20% da população com algum tipo de deficiência, daí a preocupação nessa área.

A coordenadora da Ceid, Rejane Dias, destacou que o trabalho desenvolvido no Estado está centrado na prevenção e na reabilitação. “Outras ações que temos desenvolvido são os fóruns itinerantes, porque sabemos que as pessoas não sabem acessar seus direitos, então estamos fazendo esse trabalho, também promovendo a formação dos agentes de saúde”, explicou, durante caminhada realizada com pessoas com deficiência ou que trabalham com a causa e que reuniu centenas de pessoas.

Para o público-alvo do evento, a iniciativa foi oportuna. “Achei importante por esclarecer melhor os nossos direitos, tenho dúvida sobre o benefício de prestação continuada e aqui pude ter mais informações sobre o que fazer para usufruir desse direito”, diz a deficiente física, Alice Ricardina de Sousa, que mora na Barra do Boqueirão, zona rural de Queimada Nova.

De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Maria Humildes Sousa, o que motivou a iniciativa foi ver a dificuldade que essas pessoas enfrentam. “Eles são cidadãos que merecem nosso respeito, quando participei da Conferencia Estadual pelos Direitos da Pessoa com Deficiência tomei a decisão que também ia fazer no município essa atividade”, disse.

A coordenadora da Ceid destacou a importância de ações como essa, que se somam ao trabalho desenvolvido pela Ceid. “Vocês estão de parabéns por entender a dimensão dessa causa. Estamos trabalhando para que o Piauí seja uma referência nacional do ponto de vista do tratamento da pessoa com deficiência com ações como o teste do pezinho, a implantação da rede estadual de reabilitação para que essas pessoas vivam com dignidade”, explicou Rejane Dias, que durante a solenidade entregou cadeiras de rodas para pessoas com deficiência do município.

Agentes de Saúde participam de curso sobre prevenção de deficiências

A programação também incluiu um curso sobre a prevenção de deficiência para os 22 agentes de saúde do município. A capacitação, ministrado por uma equipe de médicos da Ceid, tem foco na prevenção de novas deficiências e foi aprovado pelos agentes que reconheceram que o papel que desenvolvem é de fundamental importância na prevenção de novas deficiências.

Para o agente de saúde da zona rural de Gravatá, também em Queimada Nova, a capacitação trouxe informações valiosas em seu trabalho. “Achei interessante a gente poder orientar as famílias no sentido de prevenir novas deficiências, tem coisas que até eu mesmo nem sabia como o uso de ácido fólico durante a gestação; além de orientações sobre diabetes e hipertensão doenças que encontramos com facilidade na visita às famílias”, disse Luis Manoel de Sousa.

O objetivo do curso, segundo o fisioterapeuta Aderson Luz, que faz parte da equipe, é capacitar os agentes de saúde para tentar diminuir o elevado índice de deficiência no estado. O médico coordenador de gestão da Ceid, Francisco Alencar, esclareceu dúvidas sobre doenças como hidrocefalia e mielomeningocele e os diferentes tipos de deficiências.

As palestras motivaram os agentes a estarem mais vigilantes em suas área de atuação. “Na área onde atuo como agente de saúde há uma criança, de nove meses, com sintomas que pode levar à paralisia cerebral. Mas vou incentivar a mãe dela para que cuide enquanto ela ainda é bebê, pois segundo os médicos quanto mais cedo se buscar a prevenção mais chances a pessoa têm”, disse Solange Maria Amorim, agente de Saúde do povoado Moça Nova, no município de Queimada Nova.

Sociedade reconhece trabalho pela inclusão da pessoa com deficiência

O presidente da Câmara, João Rodrigues, lembrou que esse é um trabalho pioneiro para inclusão das pessoas com deficiência. “Essas pessoas não são diferentes de nós, só precisam de nosso apoio. Hoje, tanto o Governo do Estado como o município está de parabéns por esse trabalho pioneiro tanto no estado com a Ceid, quanto no município com essa ação promovida pela Secretaria de Assistência Social”, explica.

A mudança de atitude da sociedade em relação às pessoas com deficiência é apontada como uma das principais conquistas por quem faz esse trabalho de inclusão social da pessoa com deficiência. Isso é algo que não pode ser mensurado em números, mas as pessoas com deficiência é uma conquista sem igual.

Essa transformação começa na família, pela inclusão na escola e no mercado de trabalho. “Quando criamos a Ceid, não sabíamos que nosso trabalho teria essa dimensão. Hoje ficamos surpresos positivamente em ver que nosso trabalho está motivando mudanças no interior do Piauí”, disse a coordenadora da Ceid.

Queimada Nova ganha dois consultórios odontológicos

Alem dessa parceria com a Ceid, para a inclusão da pessoa com deficiência, o prefeito de Queimada Nova destacou outras parcerias desenvolvidas pelo município com o Estado. “Recentemente, também fomos contemplados com dois consultórios odontológicos do programa Saúde Bucal que vai contemplar os municípios de Jacu e Cantinho”, disse Ednaldo Alves.

“Sabemos que o que está acontecendo em Queimada Nova em âmbito de estado está acontecendo em todos os municípios. São inúmeras as ações que vão além da pessoa com deficiência, obras como o Programa Luz para Todos que vai cobrir 100% do município, a barragem do Brejo, a construção de 3600 metros de calçamento”, lembrou.