Conselho discute políticas de saúde para 2007
26/10/2006 - 00:09:39  
  
Twitter 

Por Calina Lopes

O coordenador de Acessibilidade da Ceid (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Mauro Eduardo, participou no último final de semana da primeira reunião com a nova diretoria do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aprovou a Política Nacional do Idoso e o Orçamento da Saúde de todo o Brasil para o ano de 2007. Também foram discutidas estratégias e políticas de saúde para os próximos anos.

Segundo Mauro Eduardo, primeiro representante piauiense com deficiência no Conselho Nacional de Saúde, foi feita também a alteração do regimento interno do Conselho que agora irá permitir que outros membros da diretoria concorram, através de eleição direta, ao cargo de presidente do CNS.

“Antes apenas o Ministro da Saúde podia ser presidente do Conselho e com a alteração do regimento interno do CNS, agora membros da diretoria podem concorrer ao cargo, estendendo-se a decisão aos Estados e municípios. Aprovamos também R$ 17 bilhões para o orçamento da saúde de 2007 e quase R$ 500 milhões para a Associação das Pioneiras Sociais, entidade que gerencia a Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor”, informou.

O coordenador de Acessibilidade da Ceid ainda destacou o lançamento da Política Nacional do Idoso como ponto principal da viagem a Brasília. “A política Nacional do Idoso irá permitir um melhor atendimento na saúde, na  assistência social e outras áreas que resultarão uma melhor qualidade de vida para os idosos deste país”, concluiu.