Programa Passo à Frente beneficia população de Picos e região
27/01/2023 - 13:05

Passo à Frente em Picos

O Programa Passo à Frente entregou, nesta sexta-feira (27), 1.351 equipamentos para a população de Picos e outros 11 municípios da região. Na ocasião, foram distribuídos andadores, muletas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, coletes, órteses, próteses, coletes putti, bengalas e calçados ortopédicos.

O atendimento do Programa é feito de forma itinerante e todos os equipamentos são fabricados sob medida na Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e entregues em cidades polos para facilitar o acesso da população ao serviço.

A ação é executada pela Associação Reabilitar, em parceira com o Ministério da Saúde e com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Nesta etapa, as cidades beneficiadas são: Alegrete, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Inhuma, Ipiranga, Itainópolis, Paquetá, Santana, Santa Cruz do Piauí e Sussuapara.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Luís, explica como funciona o Passo à Frente. "Como isso é um Programa do SUS, todo mês nós temos recursos para isso, mas exige que a Associação Reabilitar, que é nossa parceira, fabrique os produtos, que as pessoas tenham atestado médico que declare o tipo de deficiência, então vai para a Prefeitura, a Prefeitura manda para a Reabilitar e a Associação manda para o estado, que faz a aprovação e depois manda fabricar os produtos para entregar. É uma coisa que é contínua, que não vai parar", explica.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, que estava na solenidade, esses equipamentos vão melhorar a vida das pessoas com deficiência dos municípios beneficiados. “Eles vão garantir o direito de ir e vir dessas pessoas, que muitas vezes podem ter dificuldade de ir até Teresina para receber um equipamento tão importante como esse. E agora, através do programa Passo à Frente, a gente está descentralizando as ações”, disse o gestor.

O Derivaldo Júnior, de 35 anos, foi vítima de arma de fogo e é paraplégico há 12 anos. “Para nós é muito emocionante estar aqui recebendo essas cadeiras de rodas e cadeiras de banho, que estão beneficiando as pessoas com deficiência", declara.

O Programa Passo à Frente percorre todo o Piauí, possibilitando o acesso gratuito a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), além de confecção, adaptação, ajustes e pequenos consertos desses equipamentos. Desde 2011, mais de 22 mil itens foram entregues à população piauiense.