Centro de Equoterapia de Teresina passa por reforma e ampliação
20/01/2023 - 12:26  
  
Twitter 

Centro de Equoterapia de Teresina

Na manhã desta sexta (20), o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, o secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Scheiwann Lopes, visitaram as obras de reforma e ampliação do Centro de Equoterapia de Teresina.

Além da unidade da capital, com a obra executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com recursos da Seid, também está sendo reformada a sede da Equoterapia de Parnaíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Na oportunidade, foi anunciada ainda a implantação de um novo Centro no município de Floriano, descentralizando ainda mais os serviços.

O secretário da Seid destaca que a Equoterapia vem melhorando a vida de pessoas com deficiência há anos. “Tenho certeza que essa reforma vai melhorar ainda mais os atendimentos, além do trabalho dos profissionais do local. Nosso objetivo é concluir a reforma o mais breve possível, com o Centro todo revitalizado. As obras são de grande importância nesses espaços que trabalham a reabilitação de pessoas com deficiência, usando cavalos como método terapêutico, que auxiliam na interação e na comunicação”, declara o gestor.

De acordo com Chico Lucas, “essa parceria da PM-PI com a Seid vem realizando um belíssimo trabalho e vamos ampliar ainda mais os serviços para que possamos mostrar para a população que o Governo do Piauí tem essa preocupação com as pessoas com deficiência do nosso estado, que necessitam de uma atenção especial”, disse.

A Equoterapia é um método de reabilitação terapêutico, regulamentado pela Lei 13.830 de 2019, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar com foco nas áreas da equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. O projeto é realizado desde 2004, através da parceria entre a Seid e a Polícia Militar do Piauí.