Secretaria destaca ações na área da pessoa com deficiência no Piauí
26/12/2022 - 11:32

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) implementou, em 2022, diversas políticas públicas voltadas para esta população no Piauí. Ao longo do ano, a Seid promoveu ações e projetos, em parceria com as entidades e Conselhos, com o objetivo de proporcionar igualdade, respeito, acessibilidade e inclusão para todas as pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, 2022 foi um ano de muitos desafios, mas também de muitas realizações. “Destaco aqui que, através de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, equipamos entidades e todos os 41 Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí, estes que garantem o controle social, ou seja, a participação da população na garantia e na fiscalização das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência”, declara.

Segundo o gestor, a equipe da Secretaria já está trabalhando o planejamento de 2023, com a continuidade e ampliação dessas ações. “Esperamos realizar em breve a construção de um Centro de Referência ao Autismo em Teresina, além da descentralização dos Centros Integrados de Educação Especial em parceria com a Seduc, entre outros projetos futuros”, disse.

Vidas Sobre Rodas

1

Em janeiro deste ano, a Seid realizou a entrega de 50 cadeiras de rodas para a Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft). A ação faz parte do projeto Vidas Sobre Rodas, e a aquisição das cadeiras foi feita através de recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Augusto. O objetivo do projeto é melhorar as condições de acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, além de contribuir para o processo de reabilitação de vítimas da Covid-19.

Passo à Frente

2

A oficina ortopédica do programa Passo à Frente em 2022 distribuiu 895 equipamentos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para a população do território Planície Litorânea, beneficiando 11 municípios da região. O Passo à Frente é um programa da Sesapi e da Seid, em parceria com a Associação Reabilitar, que vêm mudando a vida das pessoas com deficiência do Piauí, pois proporciona um atendimento descentralizado de confecção, doação e ajuste desses equipamentos.

Capacitações COMUDES

3

A Seid e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) realizaram capacitações para os conselheiros de vinte e seis Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDES). A capacitação objetiva orientar e explicar a importância dos Conselhos para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência. Atualmente, o Piauí possui 41 COMUDES implantados, onde todos serão capacitados para um melhor funcionamento.

Apoio às entidades e Conselhos

4

Através de recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, a Seid realizou a aquisição e entrega de equipamentos e móveis para entidades que atendem pessoas com deficiência e também para os COMUDES dos municípios do estado. Os equipamentos têm uma importância fundamental para que o trabalho das entidades e dos Conselhos seja realizado de forma eficiente.

Dia D da Inclusão

5

Durante o mês de junho, a Seid, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e com o Conede-PI, realizou o “Dia D da Inclusão” nas associações e entidades que atendem as pessoas com deficiência de Teresina. As ações levaram prestação de serviços para mais próximo da população, onde foram oferecidos benefícios, como: Carteira de Identificação do Autista, Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura, Piauí Inclusivo e Cidadania Ativa.

Reinauguração do CAP

6

Em julho deste ano aconteceu a reinauguração das obras de reforma e modernização do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação com o apoio da Seid. O espaço passou por uma total revitalização, proporcionando uma ampliação da sua capacidade de atendimento para cento e sessenta pessoas por dia.

Cidade Inclusiva

7

O Governo do Piauí, por meio da Seid, em parceria com Conede-PI, realizou, nos dias 05 e 06 de dezembro de 2022, a primeira edição do Cidade Inclusiva em Teresina. O evento contou com uma ampla programação, onde foram realizadas palestras, apresentações e facilitação de serviços através de parceiros. O projeto Cidade Inclusiva ainda terá outras três edições na capital, uma em cada região da cidade.

Academias Acessíveis

8

Já em dezembro, a Seid entregou, para 14 municípios do Piauí, equipamentos de exercício físico que compõem as Academias Acessíveis (híbridas), voltadas para pessoas com deficiência e comunidade geral. O projeto é proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias.