Seid entrega academias acessíveis para 14 municípios piauienses
21/12/2022 - 09:10

Entrega de academias acessíveis

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI) realizou, na última terça-feira (20), a entrega de equipamentos de exercício físico para Academias Acessíveis (híbridas) voltadas para pessoas com deficiência e comunidade geral de 14 municípios do Piauí.

A ação faz parte do projeto Academias Acessíveis e é proveniente de uma emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias no valor de R$ 1.000.000,00. O objetivo é promover a atividade física e o lazer, que possibilitam a melhoria da saúde das pessoas com e sem deficiência, através de aparelhos adaptados que estarão localizados nas praças dos municípios.

“Quero dizer da nossa felicidade que é poder pensar em equipamentos que sejam inclusivos, para que as pessoas com deficiência possam também se exercitar, pois a gente sabe que é super importante na melhoria da saúde deles. Além disso, os aparelhos ficarão em praças, de tal maneira que todos possam utilizar”, afirmou a deputada Rejane Dias.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, essas academias irão fortalecer a musculatura das pessoas e promover o bem estar dos mesmos. “A nossa meta é que cada um dos 224 municípios possam ter uma academia dessa, que possam melhorar a vida da população com deficiência ou sem”, relatou.

De acordo com o vereador de Uruçuí, Cilton Miranda, o município está grato em receber os aparelhos e busca instalá-los o mais rápido possível. “Nós só temos agradecer ao governo do estado por estar possibilitando que nós, pessoas com deficiência, possamos melhorar o nosso funcionamento e qualidade de vida”, completou.

Os municípios beneficiados foram Agricolândia, Altos, Anísio de Abreu, Canavieira, Demerval Lobão, Guaribas, Inhuma, Lagoa do Piauí, Monsenhor Hipólito, Redenção do Gurguéia, Santana do Piauí, São Brás, Teresina e Uruçuí.