Primeira edição do Cidade Inclusiva realizou ações voltadas para pessoas com deficiência
06/12/2022 - 15:31  
  
Twitter 

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), realizou, durante os dias 05 e 06 de dezembro (segunda e terça), a primeira edição do Cidade Inclusiva. O evento, que aconteceu na escola José Pacífico de Moura Neto, zona Sudeste de Teresina, contou com uma ampla programação.

I

Na ocasião, foram realizadas palestras, apresentações e facilitação de serviços por meio dos parceiros do evento, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras.

O projeto Cidade Inclusiva terá quatro edições voltadas para as pessoas com deficiência em Teresina, uma em cada região da cidade. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros.

B

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, se trata de algo inovador no Piauí. “Nosso objetivo é fazer com que a sociedade teresinense possa ter o conceito de uma cidade inclusiva, onde todos tenham direito de ir e vir e onde não haja discriminação com tipos de deficiência e que os direitos dessas pessoas possam ser respeitados. Para isso, é importante a união de esforços da sociedade civil organizada, do poder público, das entidades, da classe empresarial e estudantil”, ressaltou o secretário.

Segundo a diretora de Gestão da Seid e presidente do Conede-PI, Helena Lima, o evento conseguiu mobilizar a população nos dois dias de evento. “Reunimos no mesmo local, prestação de serviços, tanto na área governamental, quanto na iniciativa privada, além das entidades de/para pessoas com deficiência da sociedade civil. Desejamos que, a partir dessa ação, ocorra uma transformação de atitude em relação à inclusão das pessoas com deficiência”, declarou.

G

O evento, que conta com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, também tem como parceria a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.