Seid participa de entrega de abafadores auditivos para crianças autistas em Teresina
21/11/2022 - 10:58  
  
Twitter 

Entrega de abafadores auditivos

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), participaram, no último domingo (20), da entrega de abafadores auditivos para crianças autistas que possuem hipersensibilidade ao som. O evento foi promovido pela Associação Prismas e ocorreu no Parque da Cidadania, em Teresina.

 

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a ação acontece para evitar que essas crianças sofram em momentos de muito barulho. “Estamos iniciando um momento de Copa do Mundo e festas de fim de ano, que pode ser bem agitado e incômodo para quem tem Transtorno do Especto Autista, então é importante que um evento assim aconteça, e a Seid apoia ajudando na aquisição desses abafadores através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Franzé Silva”, afirma.

 

A coordenadora geral da Associação Prismas, Elisângela de Oliveira, relata a importância desses aparelhos para os autistas. "Esse evento se deu porque sabemos que as festividades com fogos de artifício e paredões de som podem causar muita dor àqueles que possuem hipersensibilidade auditiva, chegando a possibilidade de crises graves, então os abafadores vão diminuir esse impacto chegando até eles. Nós fizemos a compra dos aparelhos e eles estão sendo entregues em três lotes: o primeiro que é esse, o segundo iremos entregar nesta segunda, dia 21, e o terceiro será feita a compra pela Seid, onde muitas pessoas serão beneficiadas", garantiu.

 

Na oportunidade, o secretário Mauro Eduardo também anunciou que o Piauí terá um Centro Especializado de referência ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista. "Este Centro será implementado através de uma emenda parlamentar de R$ 3 milhões da deputada federal Rejane Dias, inclusive já identificamos o local onde o Centro vai funcionar e trará mais conforto para os que terão atendimento. Será referência para o país na reabilitação e na inclusão de autistas, afirmou.