Seid realiza evento em comemoração ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência
09/06/2022 - 11:54

Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em 9 de junho no Piauí. A data foi criada a partir da Lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e o  mesmo dia também é marcado pela criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

A data foi comemorada durante a manhã desta quinta-feira com um café da manhã no auditório da Seid, que contou com a participação de entidades e associações que atendem as pessoas com deficiência no estado.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, esse dia é muito importante para a luta das pessoas com deficiência no Piauí e para os avanços das políticas públicas voltadas para as mesmas. “Precisamos lembrar dessa data para fazer uma análise do que já avançamos e do que ainda precisamos avançar. Um dos principais avanços é a descentralização da política de saúde na área da pessoa com deficiência, proporcionando uma melhora na qualidade de vida”, diz o gestor.

“No Piauí já contamos com três Centro de Reabilitação de alta complexidade, em Teresina, Parnaíba e São João do Piauí, que proporcionam essa descentralização dos serviços de saúde. Além disso, destaco também os Centros Especializados em Educação que já atendem esse público em Teresina e que em breve serão implementados em outros municípios”, finaliza Mauro.

Dia D da Inclusão

A Seid, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e com o Conede-PI, está realizando, durante todo o mês de junho, o “Dia D da Inclusão” em diversas associações e entidades que atendem as pessoas com deficiência do Piauí. As ações fazem parte das comemorações alusivas ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é levar prestação de serviços para mais próximo desse segmento da população, onde serão oferecidos diversos benefícios, como: Carteira de Identificação do Autista, Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura, cadastramento do Piauí Inclusivo e Cidadania Inclusiva.

Entidades participantes

- APADA TERESINA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos);

- APAE TERESINA (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais);

- AMA-PI (Associação de Amigos dos Autistas do Piauí);

- ACEP (Associação dos Cegos do Piauí);

- ADEFT (Associação dos Deficientes Físicos de Teresina);

- CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas);

- AMH (Associação de Mielomeningocele e/ou Hidrocefalia de Teresina);

- CIES (Centro Integrado de Educação Especial);

- Associação Pestalozzi Teresina.