Seid e Conede-PI capacitam Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
03/06/2022 - 11:34

Capacitação dos Comudes.
A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) realizaram, nesta sexta (03), no auditório da Seid, uma capacitação para os conselheiros de vinte e seis Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes).

A capacitação objetiva orientar e explicar a importância dos Conselhos e dos conselheiros para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência. Durante o evento, foram realizadas palestras e orientações sobre os direitos das pessoas com deficiência, educação inclusiva, acessibilidade, entre outros temas.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, disse que os conselheiros têm um contato mais próximo com a população dos municípios. “Quando se cria um Conselho, não é só o poder público que é envolvido, a sociedade também participa. Dessa forma, todos são orientados e capacitados para buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência da sua região”, explica o gestor.

WWWE

De acordo com a diretora de Gestão da Seid e presidente do Conede-PI, Helena Lima, os Comudes trabalham a orientação e elaboração das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. “Nessas capacitações, além de explicar como criar um conselho, levamos, através de palestras, informações sobre a política estadual para inclusão da pessoa com deficiência”, afirma Helena.

Atualmente, o Piauí possui quarenta e um Comudes implantados, onde todos serão capacitados para um melhor funcionamento. A Seid, através de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, já doou equipamentos de informática e audiovisuais para todos os Conselhos, proporcionando uma melhor estrutura no atendimento às pessoas com deficiência.