Equipamentos vão beneficiar Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
21/03/2022 - 20:50

Comudes recebem novos equipamentos

Nesta segunda-feira (21) o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), realizou a entrega de equipamentos de informática e audiovisuais para os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes). O evento aconteceu em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Na ocasião, foram entregues kits com nove equipamentos: notebook, impressora multiprofissional, projetor multimídia, tela de projeção, smart TV, câmera digital, caixa de som, microfone sem fio e HD externo. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, no valor de R$ 400 mil, beneficiando 26 Comudes do estado.

Na oportunidade, a vice-governadora do estado, Regina Sousa, disse que o objetivo do Piauí é continuar trabalhando pela causa das pessoas com deficiência. “Eu conheço muito bem essa luta, pois sou madrinha de crianças com deficiência. A palavra inclusão é muito forte. Todo dia vemos a necessidade de incluir, começando pela acessibilidade, sobretudo nas cidades, nas ruas, nos espaços públicos. Apesar das conquistas, temos muito o que acrescentar”, declara.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, os Conselhos são responsáveis pelo controle social e garantia de direitos das pessoas com deficiência nos municípios. Ele destaca ainda que essa data é importante para que possamos relembrar e reconhecer a importância da inclusão das pessoas com Síndrome de Down, que devem ter um olhar especial da sociedade e do poder público.

“O Piauí vem dando essa devida atenção, não só para as pessoas com Down, mas para todas as pessoas com deficiência. Destaco aqui o Cies – Centro Integrado de Educação Especial – e o Centro de Habilitação Ana Cordeiro, responsáveis por atender pessoas com deficiência intelectual”, disse.

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e também foi marcada pela assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do Centro de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar do Piauí.

Dia da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, foi criado pela Down Syndrome International em 2006 e tem como principal objetivo conscientizar e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down. Recentemente, a data também se tornou Dia Nacional da Síndrome de Down, a partir da Lei nº 14.306, de 03 de março de 2022.