Plataforma garante mais oportunidades de empregos à pessoa com deficiência
30/11/2021 - 13:49  
  
Twitter 

Plataforma “ACESSO MDV”

A plataforma “ACESSO MDV”, desenvolvida pelo projeto Mulheres de Visão, funciona como um canal eficiente de comunicação entre profissionais com ou sem deficiência e as empresas. O sistema é prático, intuitivo e facilita o armazenamento de currículos de pessoal qualificado, tendo em vista que um grande desafio da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por exemplo, é encontrar as pessoas certas para a atividade necessária de forma ágil.

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) vem apoiando as ações do projeto Mulheres de Visão, e o secretário da Seid, Mauro Eduardo, acredita que iniciativas como essa vem para contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência no Piauí. “Esse trabalho é muito importante pois dá oportunidade de acesso à vagas de emprego de acordo com a qualificação de cada pessoa”, declara.

Segundo o coordenador geral do Projeto Mulheres de Visão, Iraildon Mota, o sistema une a rapidez, o profissionalismo e inclusão. “A Plataforma vem exatamente como uma solução para pessoas, organizações sociais, poder público e empresas de vários segmentos, além de outros serviços de acessibilidade na comunicação para redes sociais, sites, vídeos, áudio-descrição, libras e treinamentos”, diz.

Iraildon Mota pontua que o Brasil tem a melhor legislação no mundo no que diz respeito à acessibilidade, contudo “o que está faltando é a empatia das pessoas. Em linhas gerais, temos o preconceito no que se refere à acessibilidade. As empresas apontam terem dificuldade em encontrar pessoas qualificadas para atender essas demandas, por isso queremos facilitar esse trabalho colocando à disposição das empresas e sociedade essa plataforma”, enfatiza.

Ana Claúdia Silva, servidora pública estadual, é deficiente visual e foi uma das pessoas que ajudou na produção e verificação da plataforma “ACESSO MDV”. Ela explica que quando a plataforma é lançada deve sempre passar por um teste de acessibilidade. “Isso para saber se outras pessoas com deficiência vão conseguir acessá-la. Todo site deveria ser assim porque às vezes se cria um (site) e ele não tem a intenção de atender todas as pessoas. Além de testar a plataforma, indico para outros colegas fazerem o mesmo”, observa.

A missão do Projeto Mulheres de Visão é promover a inclusão e acessibilidade a baixo custo, facilitando o entendimento, implantando estratégias e tornando os materiais e ambientes acessíveis para todos. O acesso à plataforma está disponível no link: www.mulheresdevisao.com.br/acesso-mdv.