CER II de São João do Piauí inicia atendimentos de reabilitação física
10/11/2021 - 17:29  
  
Twitter 

Centro Especializado de Reabilitação (CER II) de São João

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí, inaugurado em junho deste ano, iniciou nesta quarta-feira (10) os atendimentos de reabilitação física. Inicialmente, o Centro estava oferecendo apenas o serviço de reabilitação Pós-Covid para a população do município.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, devido ao avanço da vacinação, o número de casos de pessoas com Covid-19 diminuiu significativamente, consequentemente a quantidade de pacientes com sequelas da doença também. “Por isso o Centro agora amplia o atendimento para reabilitação física das pessoas do Território Serra da Capivara, que agora não precisarão mais se deslocar para Teresina em busca de tratamento de reabilitação”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, esse é mais um avanço que vem para contribuir com a descentralização dos serviços de saúde e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência do sul do estado. “O CER II deve proporcionar condições de reabilitação que favoreçam o convívio social e o desenvolvimento de atividades diárias dos pacientes", declara o gestor.

De acordo com a diretora geral do Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros e do CER II, Vilma Moraes, os atendimentos Pós-Covid seguem nas terças e quintas-feiras, e nas segundas, quartas e sextas serão atendidas as pessoas com deficiência na reabilitação física. “Nossa equipe é formada por enfermeiro, médico, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, educador físico e fonoaudiólogo e nossa média de vagas disponíveis é entre 12 e 20, dependendo da especialidade”, declara Vilma.

Pós-Covid

O Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19 faz parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Piauí e já funciona desde 2020 em Teresina e em Parnaíba e desde junho de 2021 em São João do Piauí.

O serviço visa prestar uma assistência com qualidade enfatizando, entre outras ações, a Reabilitação Clínica Funcional, contribuindo decisivamente para a melhoria de qualidade de vida e integração social dessas pessoas.