Pastoral da Criança firma acordo com governo do Piauí
20/10/2006 - 00:08:43  
  
Twitter 

Reunião com Zilda Arns

A comemoração dos 20 anos de Pastoral da Criança no Piauí foi marcada pela celebração de um convênio entre a Pastoral e o Governo do Piauí, através das secretarias de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria de Saúde (Sesapi). O anuncio foi feito pelo governador e pela coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns e pela Coordenadora da Ceid, Rejane Dias, durante um encontro entre voluntários e gestores públicos estaduais e municipais, dentro das comemorações de aniversário da Pastoral no Piauí.

De acordo com Wellington Dias, o convênio tem como objetivo garantir que se tenha melhores condições de qualificação e garantir a expansão do trabalho da Pastoral no estado. “Quero conclamar os municípios e o próprio setor privado para que possamos juntos ampliar essa parceria”, destaca o governador.

A coordenadora da Pastoral da Criança, zilda arns, fez uma avaliação positiva dos 20 anos de atuação da Pastoral no Piauí e anunciou a expansão do trabalho no Estado. “Nós vimos resultados extraordinários nas comunidades com a Pastoral da Criança e gostaríamos que as outras crianças pobres também tivessem esse beneficio, por isso estamos aqui para ampliar o voluntariado e parcerias com o governo do estado e os municípios”, explica zilda arns.

Segundo Zilma foram 20 anos fantásticos. “Vim aqui diversas vezes e acho que o trabalho no início foi muito penoso, pois a igreja precisa pesar crianças, ensinar como fazer o soro caseiro, visitar famílias e isso era uma novidade tanto para a Igreja quanto para os órgãos públicos, mas graças a Deus foi superado. Hoje, a Pastoral tem credibilidade em toda parte não somente no Brasil, mas em mais 16 países onde ela está e eu confio muito no governador do Piauí. Peço que continue colaborando com a Pastoral da Criança para diminuir a miséria, mas principalmente a falta de conhecimento das famílias para cuidar melhor dos filhos”, destaca.

A coordenadora da Ceid (Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Pastoral para o Piauí e falou sobre o trabalho da Ceid na prevenção de deficiências e na articulação de políticas públicas para inclusão das crianças com deficiência. “Fiquei encantada com o trabalho da Pastoral. Aqui temos uma preocupação grande com a prevenção de novas deficiências e também com o acompanhamento pré-natal”, disse, lembrando que "somos o terceiro estado com maior número de pessoas com deficiência".

“Nós reconhecemos a importância da Pastoral da Criança no trabalho de redução da mortalidade infantil no Piauí. Conclamamos os municípios a somar esforços nesse trabalho, que sabemos que é feito com muito amor, que atende hoje cerca de 1/5 da população infantil de nosso Estado contribuindo com a orientação das famílias no combate à desnutrição”, disse o governador Wellington Dias.