Políticas de Saúde serão discutidas em Brasília
17/10/2006 - 00:13:48  
  
Twitter 

Mauro Eduardo coordenador de Acessibilidade da Ceid

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza a primeira reunião com os novos integrantes nesta quarta-feira (18) em Brasília. O coordenador de Acessibilidade da Ceid (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Mauro Eduardo, é o primeiro representante piauiense com deficiência no Conselho. Ele foi indicado pela Organização Nacional dos Deficientes Físicos (ONEDEF).

O CNS é responsável pela elaboração das políticas de saúde aplicadas em todo o Brasil. A pauta da reunião, que inicia amanhã e prossegue até o dia 20, é a discussão das estratégias e das políticas de saúde para os próximos anos.

“Eu pretendo defender as ações de saúde para toda a sociedade, mas especificamente ações que atendam as pessoas com deficiência, principalmente para o Piauí”, destacou.
A participação de Mauro Eduardo no Conselho é fruto do trabalho desenvolvido no Piauí para a inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, por meio das ações da Ceid.

O Conselho Nacional de Saúde é um colegiado formado por diversos segmentos da sociedade e que tem caráter deliberativo: pode analisar e deliberar sobre assuntos de saúde pública, através de resoluções, que devem ser adotadas pelo Ministério da Saúde.

O CNS é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, entidades de prestadores de serviço, entidades empresariais da área da saúde e entidades e instituições do governo.

Mauro Eduardo explica que é de fundamental importância o Piauí ter um representante no Conselho, e principalmente que defenda os interesses das pessoas com deficiência. “Nós queremos projetos que incluam as pessoas com deficiência”, finaliza.