Pessoas com deficiência começam a ser imunizadas no Piauí
22/03/2021 - 09:00

Primeira pessoa com Síndrome de Down vacinada no país

O Piauí é o primeiro estado a iniciar a vacinação das pessoas com deficiência contra a Covid-19 no Brasil. Durante a manhã desse domingo (21), no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), cinco pessoas foram imunizadas com doses da CoronaVac, cada uma representando um tipo de deficiência. O Pedro Setuval, de Teresina, foi a primeira pessoa com Síndrome de Down a ser imunizada no país.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, “Nesse primeiro momento, serão distribuídas, aproximadamente, mil doses para os municípios do Piauí, percentual destinado da reserva técnica dos lotes que vão chegando no estado”, disse.

A vacinação das pessoas com deficiência começa nesta semana de acordo com o calendário de cada município onde, inicialmente, serão vacinadas as pessoas com deficiência acima de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

As pessoas com deficiência devem acompanhar o calendário de vacinação da sua cidade, que deve respeitar as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra a covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº 7.476, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias.

Para os moradores de Teresina, o agendamento para vacinação das pessoas com deficiência que se enquadram nos critérios prioritários inicia nesta segunda (22), no site da Fundação Municipal da Saúde (FMS).