Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebem kits com equipamentos eletrônicos
03/12/2020 - 16:05  
  
Twitter 

Entrega de equipamentos para os Conselhos
Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), realizou nesta quinta-feira (03), a entrega de equipamentos eletrônicos para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e para Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes).

A solenidade alusiva à data comemorativa aconteceu no Palácio de Karnak, com a presença da vice-governadora Regina Sousa, de parlamentares, autoridades e representantes de entidades que defendem a causa da pessoa com deficiência.

Foram entregues onze kits com cinco itens para cada Conselho, contendo uma impressora multifuncional, um notebook, um projetor multimídia, uma tela de projeção e uma máquina fotográfica semiprofissional. Os Comudes beneficiados serão os dos municípios de: Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, os equipamentos vão auxiliar os Conselhos na função de acompanhamento, monitoramento e fiscalização da política de inclusão da pessoa com deficiência em seu respectivo município. “Todos os anos lembramos e celebramos essa importante data com conquistas e promovendo ações que visam melhorar a vida das pessoas com deficiência do estado, como a entrega desses equipamentos para o Conede e Comudes neste três de dezembro”, disse.

Para a presidente do Conede-PI, Helena Lima, esses equipamentos vão ser de grande utilidade para os Conselhos. "Essa aquisição vai melhorar significativamente o trabalho dos Comudes, facilitando o trabalho dos conselheiros, mas as pessoas com deficiência são realmente as verdadeiras beneficiadas com essa ação", declarou.

Foram investidos, no total, R$ 220 mil, provenientes de Convênio Federal firmado com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, oriundo de Emenda Parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além da contrapartida do Governo do Estado.