Centro de Reabilitação de Parnaíba será inaugurado nesta segunda (19)
17/10/2020 - 10:01  
  
Twitter 

Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba

O Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba será inaugurado nesta segunda-feira (19), durante solenidade que faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Piauí. Inicialmente, irá funcionar no local o Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19.

O evento contará com a presença do governador Wellington Dias, gestores, autoridades, representantes de entidades e de órgãos públicos. A solenidade vai ser transmitida ao vivo pelo youtube e facebook do Governo do Estado do Piauí.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o novo Centro vai melhorar a vida de milhares de pessoas com deficiência da região. "Nesse primeiro momento o CER vai atender aqueles que ficaram com alguma sequela em virtude da Covid-19, onde muitas apresentam problemas pulmonares e dificuldades respiratórias. Continuamos trabalhando para entregar em breve o total funcionamento do Centro em quatro modalidades de deficiência", declara.

CER IV

Com o objetivo de ajudar a descentralizar os serviços de saúde no Piauí, o CER IV de Parnaíba será o primeiro Centro da Planície Litorânea a oferecer os serviços de reabilitação em quatro modalidades: deficiências física, visual, intelectual e auditiva.

O novo CER deve atender, aproximadamente, 60 mil pessoas da região, com o objetivo de gerar uma maior qualidade na saúde das pessoas com deficiência que necessitam de tratamento de reabilitação.

Os recursos para a construção do CER IV são oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias, além da contrapartida do Governo do Estado.

Pós Covid-19

O Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19 faz parte da rede de cuidados à pessoa com deficiência do Piauí e visa oferecer atendimento aos usuários pós-internações originadas pela doença que gerem déficits de funcionalidade.

O serviço deve prestar assistência enfatizando, entre outras ações, a Reabilitação Clínica Funcional, contribuindo decisivamente para a melhoria de qualidade de vida e integração social dessas pessoas.