Centro de Estimulação Sensorial atende 30 crianças em 2019
06/11/2019 - 11:02  
  
Twitter 

Centro de Estimulação Sensorial

O Centro de Estimulação para Criança com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual "Mauro César Evaristo" (CES), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), este ano realiza atendimento educacional especializado (AEE) e terapêutico de 30 crianças, sendo 13 na parte da manhã e 17 à tarde.

Os profissionais envolvidos nos atendimentos são de: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicomotricista, psicopedagogia, AEE, libras, pedagogia, assistência social, além dos educadores físicos.

Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o CES tem sido um importante instrumento na reabilitação dessas crianças. “Algumas delas chegam no Centro até sem caminhar e com o tratamento oferecido tanto na área da saúde, quanto na área da educação, eles apresentam um avanço significativo na melhoria da qualidade de vida”, disse o gestor.

De acordo com a diretora do CES, Maria Antônia, as crianças que recebem o acompanhamento têm entre 0 e 7 anos de idade e são cegas, surdas, surdas cegas ou com doenças associadas, como autismo e PDH. “As famílias também recebem todo suporte do serviço social e de psicologia do Centro”, declara a diretora.

Clarisse Mendes, mãe do Ian, disse que depois que o filho entrou no CES “ele melhorou bastante a coordenação motora para pegar nas células em braile, por exemplo, além de melhorar na interação social”, afirma a mãe.

O Centro de Estimulação Sensorial fica localizado na Av. Barão de Castelo Branco, 1049 - Monte Castelo, Teresina-PI.