Secretário recebe homenagem em Maceió pela luta e defesa dos direitos da pessoa com deficiência
22/08/2019 - 10:03  
  
Twitter 

Prêmio Gerônimo Ciqueira

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, participou, nesta quarta-feira (21), do Prêmio Gerônimo Ciqueira, em Maceió. Na ocasião, ele foi homenageado no evento que visa reconhecer instituições e pessoas físicas que se destacam na defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência. O gestor foi reconhecido durante o Prêmio pelos programas, considerados modelos, desenvolvidos nos municípios piauienses.

A entrega do Gerônimo Ciqueira faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência de Alagoas, organizada pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Alagoas (CEPCD). Segundo o edital do Prêmio, os homenageados são escolhidos por uma comissão formada por representantes do Gabinete Civil do CEPCD e da Semudh.  

O secretário Mauro Eduardo foi convidado para participar do evento ainda no mês de junho, quando uma comitiva do Governo de Alagoas visitou o Piauí e, na oportunidade, conheceu e elogiou o trabalho desenvolvido no estado, destacando que o Piauí é referência nacional em ações e projetos voltados para as pessoas com deficiência.

Para Mauro Eduardo, os pontos mais relevantes durante sua gestão na Seid, por exemplo, são a aquisição da sede própria da secretaria e a descentralização dos serviços de saúde. “Todo mundo quer ter sua casa própria e a nova sede, de certa forma, veio para consolidar e fortalecer as políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência no nosso estado. Outro trabalho muito importante desenvolvido pela Seid, é a construção de Centros Especializados de Reabilitação, pois além do Ceir, em Teresina, teremos em breve novos Centros nos municípios de São João do Piauí e em Parnaíba”, destacou o gestor.

De acordo com o superintendente de Política de Apoio à Pessoa com Deficiência de Alagoas, Gino César, o Piauí é referência em todo o Brasil. Ele disse que pretende levar a proposta de alguns projetos já consolidados no estado para Alagoas. "Essa estrutura toda dos centros de reabilitação é fantástica. Nós ainda não contamos com isso no nosso estado, é tudo feito por instituições e associações, então pretendemos criar algo pelo menos próximo disso", declarou o superintendente.