Ceid ganha sede nova e recebe concursados
12/06/2006 - 00:09:15

Inauguração sede da Ceid

Elza Muniz
A Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) inaugurou, nesta segunda-feira, 12, novo endereço. A nova sede funciona no prédio da Junta Comercial ao lado da Sasc e do Centro de Convenções. Na ocasião, a coordenadora da Ceid, Rejane Dias, e o governador Wellington Dias receberam os 22 concursados aprovados no primeiro concurso realizado para o órgão.

“Hoje, após três anos de luta, a Ceid fortalece seu trabalho recebendo concursados de seu quadro próprio de funcionários”, disse Rejane Dias, durante inauguração do novo endereço. Na ocasião, foi apresentada a reformulação feita no site da Ceid (www.ceid.pi.gov.br). As comemorações fazem parte do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 9 de junho.

Durante o evento, o governador destacou que a Ceid faz um trabalho de interface com uma coordenação envolvendo todas as áreas e viabilizando a inclusão da pessoa com deficiência na saúde, educação, no mercado de trabalho. O primeiro espaço da Ceid se resumia a duas salas cedidas na Secretaria de Educação (Seduc). O prédio anterior era um pouco mais espaçoso, mas ainda insuficiente.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcelino Martins, a criação da Ceid no Piauí foi um trabalho pioneiro que aos poucos está conquistando o reconhecimento de todo o país. “A participação do Estado na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência rendeu visibilidade ao nosso trabalho”, disse.

A deputada estadual Flora Izabel, autora da lei que cria o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, destacou o trabalho integrado do Estado para inclusão da pessoa com deficiência. “Aprovamos recentemente uma lei em que o município só dará alvará de funcionamento às empresas que tiverem os prédios completamente adaptados para a pessoa com deficiência”, disse.

Os concursados ficaram surpresos e felizes por terem sido convocados tão rapidamente. “Trabalhar com a causa da pessoa com deficiência é um desafio envolvente. Queremos somar esforços a essa causa que é nobre”, disse o recém-concursado assistente social Edson Nascimento.