Seid apoia Projeto Mulheres de Visão
05/08/2019 - 12:55  
  
Twitter 

Lançamento do Projeto Mulheres de Visão

Na manhã desta segunda (5), aconteceu o lançamento oficial do Projeto Mulheres de Visão "Olhando além dos limites", no auditório da OAB-PI. O Governo do Estado, através da secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), apoia a iniciativa idealizada pela Escola Comradio do Brasil.

Para a governadora em exercício Regina Sousa, as mulheres vão ser multiplicadoras da ideia de que, mesmo com deficiência visual, elas podem ser iguais a todas as outras, desde que tenham oportunidades. ”O Governo deve apresentar cada vez mais políticas públicas voltadas para o segmento das pessoas com deficiência e esse projeto nos traz novas ideias para implementar novas políticas  para que elas sejam cada vez mais eficientes e necessárias”, declara Regina Sousa.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que “O Projeto é muito importante pois vai possibilitar a formação de mulheres empreendedoras, podendo ter o próprio sustento e o sustento da família garantidos. Então, essa é uma forma dessas mulheres também mostrarem que são capazes, que a deficiência não é sinônimo de incompetência e de incapacidade. Elas precisam apenas de oportunidades”, destaca o gestor.

Camila Morais é advogada com deficiência visual e membro da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB-PI. Ela conta que esse Projeto é fundamental para a realidade das mulheres cegas do Piauí. “Infelizmente ainda temos muitas mulheres em suas casas sem oportunidade de se qualificar e de ingressar no mercado de trabalho. Então, esse Projeto vem justamente com essa ideia de qualificar as mulheres com deficiência visual e também de sensibilizar  a sociedade  a cerca da importância  da acessibilidade”, afirma Camila.

O objetivo do Mulheres de Visão é capacitar mulheres cegas, possibilitando a inclusão no mercado de trabalho. O Projeto capacitará, inicialmente, 40 mulheres cegas para transformá-las em empreendedoras, onde elas poderão aplicar as técnicas na prática, criando negócios em prol da acessibilidade e atender as demandas do mercado.