CER IV de Parnaíba tem 83 por cento das obras concluídas
24/06/2019 - 08:19

CER IV - Parnaíba

O Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba já está em fase de finalização, com 83% das obras concluídas. Durante a manhã deste sábado (22), o governador Wellington Dias, a deputada federal Rejane Dias, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo visitaram o local.

Com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde no Piauí, o CER IV de Parnaíba será o primeiro Centro da Planície Litorânea a oferecer os serviços de reabilitação em quatro modalidades: deficiências física, visual, intelectual e auditiva.

O objetivo é facilitar a vida das pessoas, evitando grandes deslocamentos para regiões distantes. "Temos os centros regionais que atendem a média complexidade e agora aquilo que existia apenas na capital estamos descentralizando esses serviços para outras regiões, como Parnaíba, Picos e São João do Piauí", destaca Dias.

De acordo com Mauro Eduardo, o Centro está sendo concluído, em fase de licitação para aquisição de equipamentos. "Nosso objetivo é entregar o CER de Parnaíba até o final do ano. Esta é uma obra muito importante para as pessoas com deficiência que residem na Planície Litorânea. A expectativa é atender aproximadamente 700 pacientes por mês apenas neste Centro, desafogando a fila do CEIR de Teresina", destaca o gestor.

Para Florentino Neto, a rede de reabilitação no estado deve ser ampliada. "É isso que o Governo do Estado está fazendo nesse momento. Estamos terminando de construir o Centro de Reabilitação de Parnaíba e em estágio avançado o CER de São João do Piauí, além da implantação de uma unidade em Floriano, levando dessa forma um modelo de reabilitação tão importante", disse o secretário.

A deputada federal Rejane Dias é a responsável por solicitar emenda que destinou verbas para a construção do Centro. "A unidade vai atender todos os tipos de deficiência, então essa é uma obra muito desejada e esperada, onde vamos ter atendimento médico com várias especialidades, além de outras áreas, como na parte de fisioterapia com tudo muito bem estruturado", explicou a deputada.

O Centro Especializado deve atender, aproximadamente, 60 mil pessoas da região, com o objetivo de gerar uma maior qualidade na saúde das pessoas com deficiência que necessitam de tratamento de reabilitação.