Projeto Cidadão Mirim faz festa no dia das crianças
12/10/2006 - 00:17:48  
  
Twitter 

Por Ubiracy Sabóia

Uma manhã de apresentações artísticas e brincadeiras. Assim foi a comemoração do Dia da Criança promovida pela Secretária de Assistência Social e Cidadania – SASC. Cerca de 250 crianças do projeto Cidadão Mirim, que é mantido pela SASC em convênio com a Polícia Militar.

O evento aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar – CEFAP. Segundo a coordenadora do projeto, Joana D’arc Leal, disse que o objetivo do projeto é trazer as crianças que estão em situação vulnerável para se integrem no projeto que tem um objetivo de promover ações sócio-educativas, para atender crianças e adolescentes que estejam em risco social e pessoal.

Durante a manhã houve duas apresentações do Projeto Cravo, sobre o folclore do Piauí, o Tambor de Crioula e o Cavalo Piancó, as crianças do projeto Cidadão Mirim fizeram uma apresentação de dança.

Para a secretária Janaina Mapurunga, da SASC, o projeto Cidadão Mirim é uma forma de tirar as crianças de situações de violência, uso de drogas, trabalho infantil. “As atividades acontecem como um complemento escolar, as crianças estão no projeto no período que estão fora da escola”.

Rejane Dias, coordenadora da Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoas Portadora de Deficiência - CEID, participou das atividades. Ela foi uma das idealizadoras do projeto quando esteve à frente da SASC.  “O programa foi montado para retirar as crianças de situações como as drogas e violência”. Ela explicou que toda essa ação passa por um acompanhamento da situação das famílias destas crianças através do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF.

Tâmara Holanda, de 11 anos, é atendida pelo Cidadão Mirim há um ano e seis meses e frisou que o programa estimulou a melhoria no desempenho escolar. “Além das atividades escolares, aprendi a pintar e trabalhar com arte é muito bom”.