Seid participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência
14/06/2019 - 09:35

Sessão Solene Câmara Municipal de Teresina

Durante a Sessão Solene, realizada na manhã dessa quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Teresina, em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado em 9 de junho, foram discutidos os avanços das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência de todo o estado, bem como o que ainda precisa ser avançado.

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) foi representada pelo secretário Mauro Eduardo, onde também estiveram presentes diversas entidades de luta e defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Piauí.

“Acredito que temos uma política consolidada no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência. Temos o que comemorar, pois já avançamos bastante, mas queremos fazer ainda mais”, afirma o gestor.

Na ocasião, estiveram compondo a mesa de honra: o secretário Mauro Eduardo; o vereador Deolindo Moura; vereador Gustavo Gaioso, que presidiu a sessão; Helena Lima, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI); Amparo Sousa, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft); o coordenador da Juventude do Estado, Vicente Gomes; a presidente da Federação das Apaes do Piauí, Keyla Santana; Joaquim Santana, representando a OAB-PI; vereador Luiz Lobão e Samuel Silveira, representando a Prefeitura de Teresina.

O vereador Deolindo Moura é o presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Vereadores e proponente da Sessão Solene. “É importante nós prestigiarmos a luta das pessoas com deficiência em Teresina e no Piauí, que é um estado referência nacional de inclusão, acessibilidade e respeito às pessoas com deficiência. Nesse sentido, nada mais justo do que realizarmos essa Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, dentro dessa programação semanal da Seid”, declara o vereador.

Na oportunidade, também foi colocado em pauta o projeto Cidade Inclusiva, que tem como objetivo a realização de quatro grandes eventos nas quatro regiões da capital (norte, sul, leste e sudeste), visando levar serviços e ações para as pessoas com deficiência que residem nos bairros mais distantes de Teresina, como a aquisição de passe livre intermunicipal, passe livre cultura, aquisição de órteses e próteses, bem como a realização de palestras informativas sobre os direitos das pessoas com deficiência e de como ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).