Seid participa da abertura do X Festival Estadual Nossa Arte
12/06/2019 - 09:39  
  
Twitter 

X Festival Nossa Arte

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), participou, na noite dessa terça (11), no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, da abertura oficial do X Festival Estadual Nossa Arte, realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho, com apoio do Governo do Estado, através da Seid. O evento é organizado pela Federação das Apaes do Piauí, com o tema “Cajuína”.

O festival está dentro da programação semanal que a Seid preparou para homenagear o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado em 9 de junho. Para o secretário, Mauro Eduardo, os eventos em homenagem a data são importantes para que a sociedade valorize a inclusão das pessoas com deficiência. “A meta da secretaria é trabalhar todos os dias para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em todo o estado. Estamos conseguindo, mas sabemos que ainda há muito o que se fazer”, afirma o gestor.

A edição de 2019 do X Festival Estadual Nossa Arte acontece durante três dias, com atividades no Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro e na praça Pedro II, com amostras de palco e expositivas, contemplando artes cênicas, música, dança, folclore, artes visuais, literatura e artesanato. O evento serve como  seletiva  para que os artistas selecionados na etapa estadual representem o Piauí na etapa nacional, que ocorre de 18 a 22 de novembro em Manaus, no Amazonas.

De acordo com a presidente da Federação das Apaes do Piauí, Keyla Santana, o objetivo do evento é proporcionar uma vivência artística e cultural, evidenciando o talento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla do estado. ”Esse é um festival de suma importância para o nosso movimento, que envolve mais de 300 artistas e é uma oportunidade para que os alunos das Apaes demonstrem determinação, sua capacidade e coragem”, destaca Keyla.

“O evento também representa um momento de inclusão, pois sabemos que a pessoa com deficiência ainda encontra diversas barreiras e muito preconceito, mas eles estão aqui para expor seu talento e mostrar que são capazes”, finaliza a presidente da Feapaes/PI.

A programação em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada pela Seid, segue até sábado (15), com a XIII Caminhada pela Acessibilidade.