Sessão Solene na Alepi faz homenagem às pessoas com deficiência do Piauí
11/06/2019 - 13:32  
  
Twitter 

Sessão Solene

Uma sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, comemorado em 9 de junho, foi realizada na manhã desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Piauí. Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversas entidades de luta dos direitos das pessoas com deficiência de todo o estado.

O autor do requerimento foi o deputado estadual Franzé Silva que, na oportunidade, destacou que a função da sessão solene é de realizar um debate, além de alertar gestores e parlamentares sobre esses direitos. “São pessoas que precisam da ação do poder público. Uma sessão solene como essa traz aqueles que precisam mostrar suas vozes, serve para que as entidades que os representam possam ser ouvidas”, declara o deputado.

A mesa foi composta pelo presidente da Alepi, Themístocles Filho; o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, representando o governador Wellington Dias; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), Helena Lima; a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa; Joaquim Santana Neto, representante da OAB Piaui;  Keyla Santana, representando a Federação das APAEs; a promotora do MP-PI, Marlúcia Almeida; a defensora pública Sarah Miranda e a representante da Prefeitura de Teresina, Carla Viana.

Para Mauro Eduardo, desde a criação da Seid e da Conede-PI, em  2003, ocorreram diversos avanços na política de inclusão da pessoa com deficiência. “De lá para cá, houve, por exemplo, a criação do CEIR, da rede estadual de reabilitação, com o CER IV de ParnaÍba – em fase de finalização - e do CER de São João do Piauí – que também está sendo construído”, diz o gestor.

O secretário lembrou ainda do sucesso projeto Passo à Frente, além de outras conquistas. “Estamos conscientes de que já avançamos muito e de que precisamos avançar ainda mais. Esperamos que a política de inclusão da pessoa com deficiência no Piauí possa se tornar cada vez mais consolidada”, finaliza.

A programação em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada pela Seid, segue até sábado (15), com a XIII Caminhada pela Acessibilidade.