Seid promove atividades pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência
10/06/2019 - 10:45

Caminhada pela Acessibilidade

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em 9 de junho no Piauí. A data foi criada a partir da lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e visa homenagear as pessoas com deficiência do estado. O mesmo dia também é marcado pela criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, essa é uma data muito importante para a luta das pessoas com deficiência no Piauí e para os avanços das políticas públicas voltadas para as mesmas. “Precisamos lembrar dessa data para fazer uma análise do que já avançamos e do que ainda precisamos avançar. Um dos principais avanços é a descentralização da política de saúde na área da pessoa com deficiência, proporcionando uma melhora na qualidade de vida”, diz o gestor.

Mauro destaca ainda que hoje o estado tem uma política consolidada voltada para a inclusão das pessoas com deficiência, e aponta como exemplo o Programa Passo à Frente, que já percorreu mais de 90 municípios do interior, com mais de 10 mil pessoas atendidas.

A Seid e o Conede-PI estão preparando uma programação especial durante a semana para celebrar o 9 de junho com alguns eventos e ações.

11/06 (Terça-feira)

- Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Horário: 9h

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Av. Marechal Castelo Branco, 201 - Cabral, Teresina-PI);

- Abertura oficial do X Festival Estadual Nossa Arte (Federação Estadual das APAEs do Piauí)

Horário: 18h

Local: Theatro 4 de Setembro (Praça Pedro II, 14 - Centro, Teresina – PI)

13/06 (Quinta-feira)