Seid participa do evento Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho
31/05/2019 - 12:58  
  
Twitter 

Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) participou, na manhã desta sexta-feira (31), da III Cesta Jurídica, evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22a Região (PI). As palestras ocorreram no Auditório Serra da Capivara do TRT-PI onde, na ocasião, foram abordados os direitos e desafios na inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

As palestras tinham como objetivo promover diálogos e debates sobre as PCDs, baseando-se nos direitos evidenciados na legislação brasileira e em convenções internacionais.

O secretário Mauro Eduardo compôs a mesa de honra, representando o Governo do Estado. “Esse tipo de debate é muito importante para a inclusão e discussão sobre um ambiente de trabalho mais acessível”, destaca o gestor.

Ao todo, foram realizadas três palestras: 1ª “A proteção da pessoa com deficiência à luz da lei brasileira de inclusão e da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com a palestrante Maria Aparecida Gugel (Subprocuradora-geral do Trabalho no Ministério Público do Trabalho e doutora pela Universitá degli Studi di Roma “Tor Vergata”); 2ª “Avanços e desafios da inclusão da pessoa com deficiência no Estado do Piauí”, com o palestrante Leonardo Araújo (Auditor-fiscal do Trabalho na Secretaria Regional do Trabalho no Piauí especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UNIDERP); 3ª “Trabalho Decente, não discriminação e acessibilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, com o palestrante Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (Desembargador do Trabalho no TRT 9ª Região e doutor em Direito pela UFPR).