Reabilitação física – um mercado em expansão
13/10/2006 - 00:11:10

Centro Integrado

Por Elza Muniz

A forma de encarar a reabilitação física no Piauí está passando por profundas transformações. Até bem pouco tempo a reabilitação física era associada exclusivamente a fisioterapia. Hoje, o conceito de reabilitação ganhou  sentido amplo que vai muito além do tratamento fisioterápico, mas passa pelo tratamento em equipe multidisciplinar que envolve também psicólogo, educador físico, arte-terapeuta dentre outras especialidades que tornam o tratamento mais completo.

O tratamento multi-interdisciplinar deve ser o foco do Centro Integrado de Reabilitação  de Teresina  que entra em funcionamento até o final desse semestre  e deve transformar a forma de encarar a reabilitação no estado. Tanto os pacientes que hoje precisam se deslocar aos grandes centros para fazer o tratamento de reabilitação física quanto os profissionais que atuam nessa área sabem bem o que isso significa para a reabilitação física no Piauí.

“Fico aliviada em saber que aqui em Teresina em breve também terá um Centro de Integrado de Reabilitação física como o Sara Kubstech, de São Luís. A viagem é muito difícil, sem falar nas despesas fora de casa”, diz  dona Teresina  Alves, esposa de Ezequias  Ferreira Melo, de 52 anos, que por causa de um acidente de moto, fraturou a 5ª vértebra da coluna ficou paraplégico e faz tratamento mensalmente no Sara Kubstech de São Luis.

A expectativa por conta da implantação de um Centro Integrado de Reabilitação é das melhores possíveis, tanto para os profissionais que atuam nessa área quanto para quem hoje faz tratamento fora do estado.   Um dos aspectos positivos é poder contar com uma das mais renomadas instituições que trabalham com reabilitação física no país, a AACD.

O Centro Integrado de Reabilitação, que está sendo construído em Teresina em frente a maternidade Dona Evangelina Rosa, no bairro Ilhotas,  via funcionar, nos moldes de grandes centros de reabilitação física como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Centro será divisor de águas para reabilitação no Piauí

“A reabilitação no estado do Piauí vai ter duas fases, antes e depois do Centro Integrado de Reabiltação. Temos cerca de 17% da população necessitando de reabilitação com algum tipo de deficiência e muitas vezes não temos a técnica, o treinamento, e as instalações adequadas”, diz o coordenador da Faculdade de ciências médicas (Facime), Isanio Mesquita.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, Ricardo Lotif, classificou a obra como um projeto fantástico. “É uma iniciativa altíssimo nível. A fisioterapia no Piauí tem avanços incríveis”, disse durante visita a obra do centro integrado de reabilitação, Ricardo Lotif,
Se o Piauí já é um Centro de Referência na área de Saúde no nordeste com o Centro Integrado também referencia em reabilitação física. O tratamento é oneroso para que esses pacientes façam reabilitação em centros como o Sara Kubstheck, ou a AACD de São Paulo.

“A partir da instalação e funcionamento do Centro de Reabilitação o Piauí passará a contar com um centro de excelência em fisioterapia e não mais necessitará de recorrer a outros centros do gênero para tratamento de pessoas portadoras de necessidade especiais. A integração CEID-AACD permite a transmissão da metodologia de atuação já aplicada e aprovada na AACD desde 1950, quando esta foi fundada, e agora meritoriamente o Piauí será contemplado”, lembra a fisioterapeuta Rauena Souto, que participou do treinamento na AACD para atuar em reabilitação física no estado.